Você sabe quais os impactos que o marketing pode ter na logística de uma empresa e como esses departamentos podem se integrar?
Embora muitos negócios trabalhem essas áreas de forma distintas e separadas, realizar a integração entre Marketing e Logística pode significar o crescimento sólido, eficaz e seguro de uma empresa.
Sendo assim, se você deseja o melhor para o futuro do seu negócio, precisará entender como funciona essa integração e qual a importância dela dentro de uma estratégia.
Por isso, preparamos esse artigo abordando o tema Marketing e Logística e todas as frentes de atuação dessa dupla. Não deixe de acompanhar a leitura!
Entendendo o que é cada coisa
Apesar de serem departamentos totalmente complementares, eles ainda possuem frentes de atuações distintas. Por isso, é importante você entender quais as principais funções e o que cada área realiza na prática.
Conhecendo o departamento de Marketing
O departamento de marketing de uma empresa é responsável por desenvolver estratégias e explorar técnicas que buscam conquistar, converter e fidelizar os consumidores.
Sendo assim, os profissionais da área colocam isso em prática através de estudos de mercado, análises de público-alvo, acompanhamento de novas tendências entre uma série de outras coisas.
Atualmente essa área está crescendo cada vez mais e conquistando o seu valor, até porque, sem as ações de marketing fica complicado gerar resultados sólidos para uma empresa.
Dentre as muitas funções do departamento, as principais são:
- Gerenciamento de comunicação;
- Levantamento de objetivos e metas de comunicação;
- Desenvolvimento de campanhas promocionais;
- Definição de canais e formas de atrair novos clientes;
- Análises e mensuração de resultados;
- Gerenciamento de produção multimídia;
Em outras palavras podemos considerar que por trás de todo empreendimento de sucesso existe um departamento de marketing bem estruturado!
Departamento de Logística
Sendo igualmente ampla e importante quanto o setor de marketing, a frente logística de uma empresa consiste em uma forte organização e planejamento dos mais diversos processos internos e externos da empresa.
Esses processos incluem ações internas da empresa, como, por exemplo: o desenvolvimento de um produto e a determinação de todos os recursos necessários, desde materiais até mão de obra.
Assim como também envolvem processos externos, do tipo: recebimento de mercadorias, armazenamento de produtos, fluxos de envios para os clientes, previsão de demanda, etc.
Dentre as atividades do departamento de logística, as principais são:
- Gerenciamento e manutenção do estoque;
- Processamento de pedidos;
- Criação de fluxos de envios;
- Padronização de uma comunicação interna entre os profissionais da área;
Marketing + Logística = Marketing Logístico
Agora que entendemos as frentes de atuação de cada departamento, vamos analisar qual o impacto do Marketing na Logística e o que essa integração pode oferecer de benefícios.
Primeiramente é preciso entender que ambos os setores estão diretamente interligados!
Enquanto o marketing gera e alimenta o desejo das pessoas em consumirem, a logística trabalha para que as coisas cheguem no momento ideal para esses consumidores.
Não importa o quão um produto seja de qualidade – se não existir o marketing por trás para divulgar a solução e fazer com que as pessoas certas sejam impactadas, de nada adiantará.
De modo também que a empresa não conquistará sucesso na estratégia se o departamento de logística não estiver integrado – por mais que as pessoas comprem, se os produtos não chegam no prazo, não chegam inteiros ou são de má qualidade, rapidamente a marca conquistará uma má reputação no mercado.
Sendo assim, fica claro que marketing e logística são interdependentes por natureza e precisam trabalhar juntos para que o cliente seja eficientemente atendido nesse aspecto.
Podemos perceber também que os departamentos se complementam quando se trata de construir uma cadeia de clientes fiéis e produtos inovadores. Sem essa integração, qualquer bom resultado de uma empresa pode se tornar irregular ou até mesmo ser inviabilizado.
O impacto do Marketing na Logística em um negócio
O impacto dessa importante integração pode ser tanto negativo, bem como, positivo, dependendo de como esses departamentos irão se integrar.
Mas do ponto de vista positivo o principal impacto do Marketing na Logística dentro de uma empresa é o aumento da performance desses departamentos.
Isso porque ambos passam a atuar de maneira sincronizada, dando mais visibilidade dos processos e coisas relacionadas.
Além das áreas alcançarem resultados positivos, a empresa como um todo sai ganhando com junção. Alcançando diferentes vantagens como, por exemplo:
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Melhora na qualidade do serviço prestado ao consumidor;
- Aumento do nível de satisfação por parte dos clientes;
- Aumento de probabilidade de fidelização;
- Maior rentabilidade;
- Competitividade frente ao mercado;
É mesmo fundamental unir marketing e logística?
Atualmente, um exemplo prático que ressalta a importância de trabalhar o marketing e a logística como departamentos complementares, é o chamado Mix de Marketing.
Mix de Marketing ou 4P’s: produto, preço, promoção e praça é um conceito que abre as portas para essa integração.
E é justamente no último P (praça) que a logística é inserida, o que serve para justificar a importância do Marketing Logístico e para a compreensão de que ele possui fundamentos também teóricos.
A praça, ou placement, interfere na segmentação do tipo de cliente que você deseja atingir e pode ajudar a estruturar os seus processos logísticos por meio de algumas perguntas. Veja!
- Onde você oferta o seu produto?
- Quais os canais de distribuição e armazenamento?
- Os pontos de venda (lojas físicas ou online) atendem às necessidades do seu público?
Viu como é possível melhorar os seus processos logísticos por meio de conceitos amplamente usados pelo setor de marketing?
Qualquer empresa pode aderir ao Marketing Logístico
O Marketing Logístico tem outra grande vantagem. Trata-se de um processo organizacional, que não requer custos adicionais, mas um esforço para integrar essas duas áreas que, normalmente, trabalham de maneira isolada dentro das organizações.
Sendo assim, qualquer empresa do ramo de logística e marketing pode aderir a essa forma de trabalho, independentemente do tamanho ou dos recursos disponíveis.
Então, a partir dessa integração você coloca o consumidor e a qualidade na entrega como dois elementos centrais da sua empresa, garantindo uma experiência única para o usuário que pode ser o diferencial em um mercado tão concorrido.
O desejo por resultados constantes e crescentes é o motor para começar a integrar o marketing com a logística agora mesmo!
Créditos: https://raccoon.ag/blog/inteligencia-de-mercado/marketing-na-logistica-impactos/